Conheça a história da música que viralizou em vídeos policiais e tem versões em piseiro, funk e pagode
Por CompartilharnaRede
A música “Menino de vó” viralizou nas redes sociais, nos últimos meses, após ser usada em vídeos de operações policiais em estados como Pernambuco, Bahia e Ceará. Criada há 18 anos pela cantora e compositora pernambucana Mãe Nininha de Oyá, de 71 anos, a canção fala sobre um neto que vai deixar a avó para viver uma vida de aventuras.
Assista:
Em entrevista ao Bom Dia PE desta sexta-feira (19), Mãe Nininha comemorou o sucesso da música, que foi criada para o neto Felipe Matheus (veja vídeo acima). Ele mora no Recife, onde faz faculdade de engenharia, mas sempre a visita em Goiana, na Zona da Mata de Pernambuco, assim como os outros netos.
“Todos meus netos são muito queridos, mas esse vivia mais comigo. Com o tempo, minha filha levava [Felipe] para Costa Rica, passava uns 30, 40 dias e eu sem ver esse netinho”, disse a cantora.
Artista folclórica e funcionária pública aposentada, Mãe Nininha mantém, há mais de 30 anos, um terreiro de candomblé da Nação Ketu na cidade e performa coco de roda em eventos.
Ela se surpreendeu ao ver o sucesso repentino da música, que ganhou remixes em diversos gêneros, como piseiro, funk e pagode. Somente uma das versões, gravada com o cantor Luan Piseiro do Baião, a canção acumulou mais de 12 milhões de visualizações.o
No entanto, com o uso da música em vídeos policiais, o significado de “menino de vó” foi adaptado, e começou a ser retratado como um criminoso que vai ser preso ou morto. A mudança desagradou Mãe Nininha.
“Começou com uma criança pegou esse ‘coco’ na internet e começou a dançar, aí, os policiais viram e viralizaram com uma coisa ruim”, disse a cantora.
Para Mãe Nininha, a música é uma aposta para o carnaval deste ano. Pela primeira vez na carreira, ela vai levar a ciranda e o coco para o Galo da Madrugada, o maior bloco de carnaval do mundo, onde vai se apresentar no trio da cantora Bia Villa-Chan.