Hospital Universitário da Univasf realiza mutirão para investigação do câncer de pele em Petrolina
Por CompartilharnaRede
Em alusão ao “Dezembro Laranja”, campanha de prevenção ao câncer de pele, o Hospital Universitário (HU) da Univasf está realizando neste sábado, 2, um mutirão para diagnóstico precoce e tratamento da doença. Os atendimentos começaram 8h e seguem até as 13h na Policlínica do HU-Univasf, situada no Campus Sede da universidade, em Petrolina.
O objetivo da ação é atender pessoas que tenham algum tipo de lesão na pele, como manchas, sinais de deformidades, sangramentos, coceira persistente, feridas e cicatrizes que não fecham por mais de quatro semanas. Os casos suspeitos passam por uma triagem, realizada pela equipe de dermatologia, e caso haja alguma indicação de câncer, o usuário é encaminhado para acompanhamento e tratamento cirúrgico, principal forma de combater o tumor.
Assim como os outros tipos de câncer, o tumor na pele é uma alteração das células, que se multiplicam de forma anormal. Existem dois tipos: o não melanoma, mais frequente na população; e o melanoma, forma mais grave da doença, que recebe este nome porque atinge os melanócitos, células responsáveis pela cor da pele.
O diagnóstico acontece através da observação das manchas, verificando sua assimetria, bordas, tonalidade, diâmetro (maior que seis milímetros) e histórico. A cada ano, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), surgem mais de 220 mil casos de câncer de pele não melanoma.