Mais de 1 milhão de pessoas tentaram fraudar a identidade em março, revela Serasa
Por CompartilharnaRede
O mês de março, no Brasil, registrou 1.064.803 tentativas de fraude de identidade, que foram detectadas através de tecnologias antifraude que envolvem a verificação de dados cadastrais, de documentos e biometria facial.
Em relação ao mesmo mês de 2023, o aumento é de 24,3%. É o maior número já marcado pelo Indicador de Tentativas de Fraude da Serasa Experian desde o início da série histórica, em 2022.
As fraudes de identidade acontecem quando golpistas roubam dados pessoais de terceiros e tentam se passar por eles para obter vantagens financeiras. O indicador identifica essas investidas na abertura de contas ou pedidos de cartões, empréstimos, aluguel de carros, entre outras modalidades.
A maior parte das ocorrências acontece no setor "Bancos e Cartões" (50,9%), enquanto "Telefonia" (1,6%) foi o menos visado pelos criminosos. Em relação às idades, os cidadãos de 36 a 50 anos foram os que tiveram maior incidência das tentativas de fraude em março (35,8%).
Em relação a quantidades de tentativas de fraude a cada milhão de habitantes, o Indicador mostrou que Distrito Federal, Santa Catarina, Mato Grosso, Paraná e São Paulo são os alvos preferidos dos criminosos. No ranking, a Bahia ocupa o 16º lugar.
Acompanhe o Blog O Povo com a Notícia também nas redes sociais, através do Facebook e Instagram.