O vaqueiro que vive entre a seca e as águas do São Francisco no Sertão Central de Pernambuco
Por CompartilharnaRede
Alcides Jusino de Vasconcelos é um vaqueiro de 65 anos que mora no Sítio Barra do Mulungu, na zona rural da cidade de Salgueiro, no sertão central de Pernambuco. Ele é o protagonista do vídeo documentário produzido pelo influencer e jornalista Ary Vasconcelos, que foi até o seu lar para conhecer a sua história e a sua rotina.
No vídeo, Alcides mostra o antigo engenho de moer cana no terreiro da fazenda do seu patrão, que hoje está desabilitado e serve apenas como lembrança das moagens de cana da época. Ele conta da alegria e da fartura que havia naquele tempo, quando ele trabalhava com o gado e participava das festas e dos forrós.
Em sua residência, Alcides mostra o curral dos caprinos vazio, onde antes tinha mais de 200 cabeças de bodes. No curral, só ficou de lembrança os chocalhos e apenas uma cabra do rebanho. O vaqueiro, muito triste, conta que ficou os ladrões e as onças que acabaram com as suas criações. Por outro lado, a seca que dificulta muito criar animais e plantações. Ele mostra um pequeno açude, que também é chamado de barreiro, que está vazio sem água e o solo todo rachado devido ao sol escaldante do sertão.
Alcides também leva o jornalista ao cantinho de dispensa da sua residência, onde estão guardados com muito amor e carinho todas as suas vestes de couro e outros acessórios que usava para a lida com o gado, quando era mais novo. Ele diz que hoje, aposentado, recorda todos os dias como era o seu dia a dia na roça. Dentro de sua residência, a sua esposa Maria de Lourdes mostra o amor que também tem pelos animais e acaricia uma gata com nome de Galega. O cachorro por nome de Bolinha, sempre está presente ao lado do vaqueiro.
Alcides leva o jornalista Ary Vasconcelos até o antigo local onde ele se criou, que hoje está coberto pelas águas do reservatório da Mangueira, que faz parte do Projeto da Transposição do Rio São Francisco. Ele conta que há 13 anos, ele foi obrigado a sair de sua localidade de origem, que era chamada de Cantinho, e se mudar para o Sítio Barra do Mulungu. Ele diz que sente saudade da sua terra natal, mas que também se adaptou ao novo lugar.
O vídeo documentário é uma homenagem ao vaqueiro Alcides e a todos os sertanejos que vivem entre a seca e as águas do São Francisco, mantendo a sua cultura e a sua resistência. O vídeo está disponível no canal do Youtube Sertão Oficial e na página do Facebook Contos e Fatos Viral. Não deixe de assistir, seguir, compartilhar e comentar.
Acesse o nosso Canal Sertão no Youtube e nossa Página no Facebook.
Assista o Vídeo